quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Viúva de vítima de gripe A exige indemnização à cidade de Nova Iorque

Subdirector de uma escola pública foi a primeira vítima mortal da gripe A em Nova Iorque. A viúva exige uma indemnização à cidade por negligência oficial.

Bonnie Wiener, juntamente com os seus três filhos, apresentou num tribunal de Nova Iorque um pedido de indemnização de 40 milhões de dólares (28,3 milhões de euros), alegando que a morte de Mitchell Wiener, subdirector de uma escola em Queens, terá ocorrido porque a cidade não reagiu com suficiente rapidez ao surto da gripe A H1N1.

"A cidade não fez nada de errado", contesta o 'mayor' de Nova Iorque, Michael Bloomberg. "Tínhamos de tomar decisões em relação às escolas e a nossa obrigação era mantê-las abertas. Lamento que (Wiener) tenha sido contagiado com o vírus da gripe e falecido por isso, mas não vou comentar sobre a queixa judicial", acrescentou.

Até 1 de Julho (a última actualização publicada pelo Departamento de Saúde de Nova Iorque) tinham morrido 47 pessoas na cidade, vitimadas pela gripe A H1N1, havendo a estimativa de que o vírus se possa ter propagado por meio milhão de nova-iorquinos.

A nível nacional, morreram 436 pessoas nos Estados Unidos, vitimados por complicações acrescidas ao vírus da gripe A H1N1.

A gripe A já matou 1.462 pessoas dos 177.457 casos confirmados da doença, em 170 países, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Sem comentários: