terça-feira, 29 de julho de 2008

Kléber reclama de perseguição da arbitragem e da imprensa


Para a torcida do Palmeiras, Kléber é um dos jogadores mais raçudos a vestir a camisa do clube nos últimos anos. Um ídolo. Para jogadores e torcedores adversários, porém, o atacante confunde raça com deslealdade. É tachado de violento dentro de campo e nos debates na tevê e no rádio. E vem colecionando um cartão atrás do outro - são três vermelhos e cinco amarelos em 11 jogos, recorde absoluto no Brasileirão.

A última expulsão foi contra o Goiás, no domingo retrasado. O zagueiro Rafael Marques o acusou de agressão, que foi registrada na súmula pelo árbitro Alicio Pena Júnior. "Não agredi ninguém! Ele simulou, caiu, aí o assistente levantou a bandeira e o juiz foi na dele", diz Kléber. "O problema é a fama que eu peguei." O atacante reclama de perseguição e culpa também a imprensa. "Se o juiz lê que sou violento, já me olha de outra forma no jogo seguinte."

Carlos Eugênio Simon, árbitro de duas Copas do Mundo, diz que a acusação de Kléber é "absurda". O próprio Simon chegou a dar um amarelo para ele no jogo do Palmeiras contra o Vasco - e o atacante também reclamou de perseguição. "Árbitro nenhum persegue jogador. Quem é o Kléber pra falar isso?"

Temeroso por uma suspensão severa pela expulsão contra o Goiás (o julgamento ainda não foi marcado), Kléber tem dito que precisa se controlar. Argumenta que passou quatro anos na Ucrânia, "onde os árbitros não costumam dar qualquer faltinha", e ainda não conseguiu se readaptar ao futebol brasileiro, apesar de já estar há seis meses no Palmeiras.

"O árbitro da partida contra o Fluminense (Leandro Vuaden) foi elogiado justamente por deixar o jogo correr. Esse deveria ser o critério da arbitragem. Se o jogo fica truncado, o jogador se irrita."

A diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo têm se colocado ao lado de Kléber. O atacante recebeu uma multa pela expulsão contra o Goiás, mas ninguém foi a público para condená-lo. Pelo contrário: o treinador chegou a defendê-lo, por concordar que exista um exagero nas punições ao jogador. "O Kléber está sendo penalizado porque tem um estilo de jogo diferente. Ele é muito forte e é duro nas disputas de bola. Mas isso não quer dizer que seja violento", defendeu o treinador.

Kléber acha que o exemplo de perseguição vem do próprio Palmeiras. "Está acontecendo comigo a mesma coisa que aconteceu com o Valdivia ano passado", compara Kléber, sem lembrar que o chileno continua levando muitos cartões amarelos por simular faltas, na visão dos árbitros, e reclamar. "Mas é meu estilo de jogo, não posso mudar. Entro sempre pra ganhar. Não sou do tipo que tira o pé de dividida."

Sem comentários: