quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Unidos de Padre Miguel e Inocentes de Belford Roxo são as favoritas ao título do Grupo B


Depois de 14 escolas na Avenida num desfile que só terminou às 6h30 desta quarta-feira, Unidos de Padre Miguel e Inocentes de Belfort Roxo deram show na Sapucaí, empolgaram o público e são as favoritas ao título. A Paraíso do Tuiuti, que homenageou os 100 anos de Cartola, deixou a desejar no quesito Alegorias e Adereços e poderá ficar fora da briga por causa das falhas. Duas agremiações sobem para o Grupo A.

Na outra parte da tabela, Mocidade de Vicente de Carvalho, União de Jacarepaguá, Alegria da Zona Sul e Tradição tiveram muitos erros e agora vão brigar para ver quem deixará o Grupo B. Três escolas descem para o Acesso C. Para fazer o carnaval, cada escola teve uma subvenção de aproximadamente R$ 125 mil.

Veja vídeo do desfile da Unidos de Padre Miguel

A chuva do início da noite desta terça não tirou o entusiasmo dos foliões. O desfile começou com a União do Parque Curicica, que levou para a Avenida o enredo "O mundo místico das águas em berço esplêndido, derrama ao Planeta o seu clamor!". A segunda escola foi a Mocidade de Vicente de Carvalho, que teve problemas com o Abre-Alas. Pelo menos dois queijos passaram vazios.

O Arranco foi a primeira escola a apresentar um bom desfile. Com o enredo "Andanças e folias", a azul-e-branco exibiu fantasias coloridas e boas alegorias. Empolgação também não faltou aos componentes. Duas alas inteiras, porém não desfilaram porque chegaram atrasadas na concentração, o que deve tirar décimos em Enredo. Quarta escola a desfilar, a União de Jacarepaguá falou sobre Macaé, mas sem sucesso. Carros alegóricos confusos e alas pequenas atrapalharam a verde-e-branco.

A Unidos de Lucas homenageou o Estado do Piauí, mas fez um desfile frio e sem grandes destaques. Em seguida, a Inocentes de Belford Roxo, vice-campeã em 2007, entrou na Avenida mostrando seu enredo sobre as ervas medicinais, "Ewe, a cura vem da floresta". Com carros grandiosos, que chegaram a ter problemas nos eixos de direção, a escola da Baixada fez um excelente desfile, com fantasias bem acabadas e de acordo com o enredo.

Uma das mais esperadas da noite, a Paraíso do Tuiuti cantou a vida do compositor Cartola. O efeito, no entanto, não foi o esperado. Sem dinheiro, a escola apresentou alegorias com falhas graves de acabamento e passou com diversos queijos vazios nos carros. A última alegoria, por exemplo, trouxe uma escultura de Cartola bastante danificada, que chegou a quebrar durante o desfile.

Décima agremiação a pisar na Passarela, a Unidos de Padre Miguel fez um desfile simplesmente histórico. Com alegorias luxuosas (foto), dignas de Grupo A, a vermelho-e-branco emocionou com o enredo "No reino das águas de Olokum".

Desde a comissão de frente até o último carro, a escola esteve impecável e dificilmente deixará de colocar a mão no título. O intérprete Edson Carvalho comandou com competência o carro de som.

O mesmo não pode ser dito da Tradição. Com carros alegóricos totalmente inacabados (foto), com esculturas reaproveitadas de outros carnavais e de outras escolas, a azul-e-branco de Campinho comprovou a sua franca decadência.

Uma das principais homenageadas do enredo, Wilma Nascimento, não participou do desfile. Fundadora da Tradição, Wilma decidiu sair da escola depois que sua filha, Daniele, foi dispensada do posto de porta-bandeira, quinze dias antes do carnaval. Ao falar sobre sua história, a escola fez um desfile deprimente e agora vai brigar para não cair.

Alegria da Zona Sul, Independente da Praça da Bandeira, Sereno de Campo Grande e Vizinha Faladeira "cumpriram tabela", com desfiles cheios de altos e baixos. O Boi da Ilha do Governador encerrou o desfile do Grupo B com uma apresentação regular, contando o enredo "Gaia, a reação da Mãe Terra - Uma história que deve ser contada de outra". O resultado será conhecido na tarde desta quinta-feira.

Sem comentários: