quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Banco de Portugal pode rever em baixa previsões para Portugal caso haja recessão nos EUA


O Banco de Portugal pode vir a rever em baixa as previsões de crescimento para a economia portuguesa, caso se confirme uma recessão nos EUA, disse hoje o governador do Banco de Portugal.

"Caso se confirmem as expectativas de uma possível recessão nos EUA, isso terá consequências na Europa, incluindo Portugal, o que poderá conduzir a uma ligeira revisão em baixa das recentes previsões económicas", afirmou Vítor Constâncio em declarações aos jornalistas, citado pela Bloomberg.

O boletim económico de Inverno do Banco de Portugal, divulgado a 8 de Janeiro, previa que Portugal crescesse dois por cento em 2008 e 2,3 por cento em 2009.

Os indicadores recentes apontam para uma probabilidade de "forte" abrandamento económico nos EUA ou até de uma recessão, acrescentou o governador do Banco de Portugal e membro do Banco Central Europeu (BCE).

O comportamento dos mercados bolsistas reflecte o aumento dessa probabilidade, numa altura em que os investidores estão a rever as suas expectativas, afirmou o governador.

Sem comentários: