quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Caveira com mais de cem mil anos descoberta na China


Um grupo de arqueólogos chineses desenterrou os fósseis de uma caveira humana que pode ter mais de 100 mil anos, o que a torna uma das descobertas arqueológicas mais importantes no país, informou hoje a imprensa estatal chinesa.

"É a maior descoberta na China desde que foram encontrados os restos do Homem de Pequim no início do século XX", referiu o director da Administração Estatal da Herança Cultural, Shan Jixiang, ao jornal oficial China Daily.

Shan acrescentou que este achado vem "lançar luz sobre um período crítico da evolução humana".

A descoberta só foi divulgada hoje mas os arqueólogos encontraram a caveira no mês passado em escavações localizadas em Xuchang, na província de Henan, no centro do país, onde trabalham há dois anos e meio.

Os restos arqueológicos incluem 16 peças de uma caveira quase completa que possui sobrancelhas proeminentes e testa pequena.

Segundo o director da equipa de arqueólogos que trabalha na escavação, Li Zhanyang, "o mais surpreendente é que a caveira ainda conserva uma membrana fossilizada no seu interior, o que permitirá aos cientistas estudarem o sistema nervoso dos antepassados do Paleolítico".

Os restos da caveira sofreram um processo de fossilização porque estiveram enterrados a cinco metros de profundidade, perto de uma fonte de águas com altos níveis de cálcio.

Além dos restos da caveira humana, um total de 30 mil fósseis de animais e outros artefactos produzidos com ossos e pedra foram encontrados nestas escavações nos dois últimos anos.

"Esperamos continuar este trabalho com descobertas de importância nesta zona", concluiu Li.

Na semana passada, outra equipa de arqueólogos chineses também descobriu aquela que considera ser a espada mais antiga alguma vez descoberta na China, com cerca de 2.500 a 2.600 anos, num túmulo em Jiangxi, no leste do país.

Sem comentários: