segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Presidente queniano convida líder da oposição para conversações


O Presidente queniano, Mwai Kibaki, convidou hoje o líder da oposição, Raila Odinga, para conversações destinadas a pôr fim à crise política que o país atravessa e que, no espaço de uma semana, terá provocado mais de meio milhar de mortos.

“O Presidente Kibaki convidou o líder da ODM [Movimento Democrático Laranja] Raila Odinga para um encontro sobre o fim à violência no país, a consolidação da paz e a reconciliação nacional”, lê-se num comunicado divulgado esta tarde, segundo o qual a reunião está prevista para o início da tarde de sexta-feira.

Além de Odinga foram convidados outros cinco dirigentes da oposição, que lançou uma onda de protestos a nível nacional depois da reeleição de Kibaki, denunciando a falsificação dos resultados.

A polícia queniana admite que, numa semana de protestos, pelo menos 600 pessoas tenham sido mortas, mas o Governo coloca esse número abaixo dos 500, adiantando que mais de 255 mil pessoas tenham sido obrigadas a abandonar as suas casas.

Odinga, por seu lado, diz que o número de vítimas “estará mais perto das mil” e acusa a polícia de ser responsável pela maioria das mortes. Em vários pontos do país, no entanto, a onda de violência assumiu contornos étnicos, com os apoiantes de Odinga, de etnia luo, a atacarem partidários de Kibaki, de etnia kikuyu.

Na semana passada, o Presidente anunciou que estaria disposto a dialogar com o candidato derrotado nas eleições, com a condição de que fosse posto um fim à violência.

Depois de alguns dias de impasse, em que a polícia saiu em grande número para as ruas de Nairobi, a fim de impedir a realização de manifestações, Odinga decidiu suspender os protestos. “Temos a garantia que um processo de mediação está prestes a começar”, explicou o dirigente, numa altura em que é esperada a chegada o país do Presidente do gana, líder em exercício da União Africana, para liderar as conversações entre as duas partes.

Sem comentários: