quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Governo deverá aprovar hoje Alcochete para novo aeroporto

O Governo deverá discutir e aprovar hoje, em Conselho de Ministros, a escolha da localização em Alcochete do novo aeroporto internacional de Lisboa, ficando assim afastada a opção pela Ota disse à agência Lusa fonte do executivo.

A mesma fonte adiantou que a decisão do Governo baseia-se no estudo encomendado ao Laboratório Nacional de Engenharia (LNEC), documento que ficará hoje disponível na Internet nos sites do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do LNEC.

Quarta-feira, no Parlamento, após o debate quinzenal na Assembleia da República, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou que já recebera o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa.

"Recebi hoje o estudo e já comecei a trabalhar nele", afirmou Mário Lino, adiantando que decidiu divulgar o documento porque "não há nada sobre este dossier [novo aeroporto]que não tenha sido divulgado".

"O Governo vai tomar uma decisão a muito curto prazo sobre essa matéria [localização do novo aeroporto] e o relatório do LNEC vai ser divulgado muito brevemente", assegurou o ministro no Parlamento.

Para a elaboração deste estudo o LNEC contratou peritos em ambiente, acessibilidades, análise económica e aeronáutica, valências que de que a instituição não dispunha.

A análise dos impactes ambientais, designadamente a biodiversidade, a fauna e a flora, ficou a cargo da empresa ERENA.

O economista Augusto Mateus, juntamente com o professor Jorge Gaspar, foram os responsáveis pela análise dos factores associados ao sistema aeroportuário, ao ordenamento do território, bem como a análise macroeconómica e de competitividade.

A análise do estudo à luz do Direito Comunitário foi efectuada pelo professor Gomes Canotilho, enquanto a análise económico-financeira foi desenvolvida pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), João Duque.

A análise meteorológica (ventos, nevoeiros, precipitação) foi efectuada pelo Instituto de Meteorologia, em parceria com o LNEC.

Os técnicos do LNEC, em conjunto com o engenheiro Teles de Menezes, foram os responsáveis pelo estudo das acessibilidades.

Sem comentários: