sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Agências de viagens querem que as companhias aéreas indemnizem os consumidores

A construção de um novo terminal de cruzeiros em Lisboa e a decisão urgente sobre a localização do novo aeroporto são algumas das recomendações do congresso da APAVT, que está a terminar em Búzios (Brasil).

As companhias aéreas "não dão a mesma protecção aos consumidores" que as agências de viagens, pelo que devem "prestar cauções de garantia de reembolso aos seus passageiros em caso de insolvência ou deficiente prestação dos serviços contratados". Esta é uma das recomendações do congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que começou no dia 2 e está a terminar hoje em Búzios (Brasil).

O "estrangulamento no aeroporto da Portela" e o adiamento da decisão política acerca da localização do novo aeroporto para Janeiro de 2008 foi outro tema destacado pelos agentes de viagens, que concluíram que este "dossier" deve "avançar sem mais delongas". João Passos, presidente da APAVT, sublinhou no discurso de encerramento que "do que precisamos é de políticas consensualizadas, não de politiquice". Para o porta-voz das agências de viagens, "o país precisa que nos mantenhamos firmes e determinados na exigência colocada ao Governo no que diz respeito à criação e prossecução de uma estratégia clara e consensualizada do desenvolvimento do Turismo".

A APAVT reivindica ainda "que se concretize, urgentemente, a construção do novo terminal de cruzeiros devidamente enquadrado na cidade de Lisboa e com o seu rio", tendo em conta a crescente procura por este segmento turístico.

Frisando que a aprovação por parte do Governo dos projectos turísticos eleitos como PIN (de Potencial Interesse Nacional) "não impõe a sua execução pelos promotores", a APAVT reclama que este aspecto deve ser legalmente salvaguardado, para evitar "a especulação imobiliária". De acordo com o líder da associação das agências de viagens, "no momento, é o que já se está a passar em Portugal".

João Passos anunciou ainda que a realização do congresso da APAVT em Búzios já deu frutos. "Logo no primeiro dia chegaram algumas dezenas de reservas de turistas portugueses", garantiu.

Sem comentários: