quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Indústria puxa PIB

A economia brasileira dará hoje mais uma importante demonstração do seu forte ritmo de crescimento. Se as projeções dos especialistas estiverem corretas, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre do ano, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou expansão entre 1,2% e 1,5% quando comparado aos três meses imediatamente anteriores e entre 5% e 5,4% frente a julho a setembro de 2006. Será o segundo trimestre consecutivo de elevação do PIB acima de 5%, fato que não ocorria desde 2004.
Além do consumo das famílias, com incremento próximo de 6% na comparação com o terceiro trimestre de 2006, e dos investimentos, com expansão entre 11% e 15%, que já vinham sustentando o crescimento econômico, o PIB passou a ser puxado pela indústria (alta acima de 6%) e pela construção civil (elevação próxima de 5%).
"Realmente, os números referentes ao terceiro trimestre confirmam que, de um modo geral, a economia está bastante forte", afirmou a economista-chefe do Banco BES Investimento, Sandra Utsumi. "O aumento da renda e do crédito está puxando tanto a produção industrial quanto as vendas do comércio", acrescentou.

Sem comentários: