terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Portuguesa fala pelos jovens da UE

Rita Sobral, de 17 anos, vai discursar amanhã em nome dos jovens da União Europeia (UE) na segunda sessão especial das Nações Unidas sobre as crianças, a decorrer em Nova Iorque.
A jovem portuguesa, estudante na Escola Alemã, em Lisboa, integra a delegação portuguesa liderada pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

Idália Moniz, na qualidade de representante da presidência portuguesa da UE, dará voz aos 27 Estados europeus, que se comprometem a respeitar e a fazer respeitar os direitos universais das crianças consagrados na Convenção dos Direitos das Crianças.

Rita Sobral, escolhida pela Unicef para representar os jovens da UE, usará parte do tempo destinado à secretária de Estado para discursar.

A jovem defenderá que as crianças e jovens devem ser mais activos, para que as suas reivindicações sejam ouvidas não só em sessões especiais como a que decorre nas Nações Unidas, mas também em todos os dias do ano.

Para a aluna da Escola Alemã, os jovens devem estar cientes do papel que têm a desempenhar e não ter vergonha de ter voz, porque são o presente e o futuro.

Rita Sobral explicou que desde os 14 anos que se dedica a estas actividades e que já está habituada a participar em encontros da ONU para jovens e crianças em diversos países.

Sem comentários: