quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Óscar de Citizen Kane não vende em leilão


Citizen Kane (em português, O Mundo A Seus Pés) é considerado por muitos cinéfilos como o melhor filme da história, mas aparentemente nenhum dos seus fãs está disposto a pagar uma pequena fortuna pelo único Oscar dado ao filme de Orson Welles, em 1941.

O troféu de melhor argumento não alcançou o lance mínimo no leilão de terça-feira na casa Sotheby's, que não divulgou o valor inicial, mas tinha estimado conseguir val.ores entre 800 mil e 1,2 milhão de dólares pela peça.

Muito dinheiro? Talvez, mas há precedentes de tal extravagância. Em 1999, o Oscar de melhor filme concedido a E Tudo O Vento Levou foi leiloado por 1,5 milhão de dólares.

Welles, então estreante no cinema, ganhou o único Oscar da sua aclamada carreira com um filme que conta a vida e a morte de um magnata da imprensa, inspirado na figura real de William Randolph Hearst.

O troféu foi levado a leilão pela Fundação Dax. A Sotheby's afirmou que já recebeu consultas sobre a possibilidade de vender esse Oscar fora do leilão.

E, seja como for, Citizen Kane não fez perder o dia. A cópia do argumento, com anotações do realizador, foi vendida por 97 mil dólares, num lance telefónico, segundo a Sotheby's.

O texto de 156 páginas foi a última versão revista antes do argumento do final de filmagem.

Sem comentários: