quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Comunidade Vida e Paz precisa de ajuda urgente


A Comunidade Vida e Paz lançou um pedido de ajuda urgente por email e os portugueses já começaram a reagir: em apenas dois dias, foram centenas as pessoas e empresas que entraram em contacto com a associação, para ajudar a repor os bens roubados dos armazéns e que serão usados na festa de Natal dos sem-abrigo.

"Graças a Deus há muita gente solidária e, perante um desastre destes, a ajuda tem-se revelado extraordinária", contou ao Expresso Luísa Vilarinho, voluntária da Comunidade Paz e Vida. Contudo, a "tristeza de ter visto tudo roubado" ainda está muito presente entre todos os voluntários.

Os armazéns da associação, nos Olivais, foram assaltados na noite de sábado, tendo desaparecido grande parte dos bens recolhidos ao longo dos últimos meses, para a ceia de Natal dos sem-abrigo. Nem mesmo os mais de 20 mil pares de meias, que tinham sido o alvo da campanha de Natal, escaparam. Quanto ao assaltante, a associação ainda não tem qualquer informação.

Entre os dias 14 e 16 a Vida e Paz pretende distribuir roupas, bens de higiene e uma refeição natalícia a mais de 4.500 sem-abrigo, na Cantina 1 da Universidade de Lisboa. No entanto, depois do assalto pouco sobrou para tornar realidade o plano solidário da associação, que lança agora o pedido de ajuda urgente a todos os cidadãos.

No topo da lista das necessidades vêm sacos-cama e cobertores. "O frio está apertar", lembra Luísa Vilarinho. "Vamos ao menos tentar proporcionar a estas pessoas um sono com mais dignidade". Roupas e sapatos, principalmente para homem, e bens alimentícios, como massa, arroz, legumes e enlatados, são bens preciosos, que a Comunidade Paz e Vida precisa repor até à próxima sexta-feira.

Entretanto a empresa de pagamentos do grupo CTT (Payshop) decidiu disponibilizar gratuitamente a sua rede para ajudar a salvar a Festa de Natal dos Sem-Abrigo. Qualquer cidadão poderá contribuir, bastando que se dirija a qualquer um dos mais de 3200 agentes PayShop espalhados pelo país, localizados em lojas de pequeno comércio como papelarias e mercearias, e façam o seu donativo.



ONDE PODE ENTREGAR OS SEUS DONATIVOS:


Sede da Comunidade Vida e Paz
Rua Domingos Bomtempo, n.º7,
1700-142 Lisboa
Telefone: 218 460 165
Horário: das 9h00 às 21h00

Universidade Católica de Lisboa
Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência Económicas e Empresariais
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Telefone: 217 274 836

Sem comentários: