quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ex-médica da CBDA acusa Eduardo de Rose no 'caso Rebeca'

Em mais de sete horas de depoimento à polícia, a médica Renata Castro, ex-diretora da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), pôs mais lenha na fogueira do caso Rebeca Gusmão. Renata acusou o médico Eduardo de Rose, membro da Agência Mundial Antidoping (Wada na sigla em inglês), de persegui-la desde 2006, também por causa da nadadora.

Na ocasião, Renata Castro questionou a forma como foi realizado o primeiro exame de Rebeca Gusmão que apontou a presença de testosterona no seu organismo - este ano, o antidoping da atleta no Pan do Rio também deu positivo para o hormônio masculino. Na opinião de Renata Castro, Rebeca Gusmão está sendo igualmente perseguida por De Rose por causa dela.

Ao deixar a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP), Renata Castro não falou com a imprensa. Mas o delegado Marcos Cipriano, que conduz a investigação, revelou detalhes do depoimento e disse que as acusações da médica devem levá-lo a chamar novamente Eduardo de Rose para depor.

Cipriano afirmou que ficou sabendo por Renata Castro que o laboratório Sonda, escolhido por Eduardo de Rose para análises complementares do caso Rebeca Gusmão, não é credenciado pela Wada - no Brasil, somente o laboratório Ladetec tem a chancela do órgão internacional. Desconfiado dos exames de Rebeca Gusmão, De Rose encaminhou para o Sonda duas das quatro amostras colhidas pela nadadora no Pan. Lá, foi revelado que havia dois DNAs diferentes nas amostras de urina que deveriam ser de Rebeca Gusmão.

O delegado não descarta a possibilidade de acareação entre Renata Castro e Eduardo de Rose para esclarecer o assunto. Mas Cipriano ficou desapontado com a reação da médica à idéia de fazer um exame de DNA no Instituto Médico Legal do Rio - ele quer descobrir de quem é o DNA encaminhado à Sonda como sendo de Rebeca Gusmão, e para isso quer comparar com o DNA de todas as pessoas próximas à nadadora.

Quem se recusar a fazer o exame pode levantar suspeitas na investigação. Segundo o delegado, Renata teme que Eduardo de Rose possa influenciar o resultado para que o seu DNA apareça no exame.

Sem comentários: